Mochila nas costas e espírito de aventura. Foi assim que a publicitária com alma de jornalista resolveu ampliar sua bagagem cultural.
domingo, 26 de junho de 2011
Lambari - MG
Neste feriado (Corpus Christi) o Cássio fez uma surpresa para mim: reservou um quarto em um hotel em Lambari, pequena cidade no sul de MG (280 kms de São Paulo).
Fomos com a Fazer 600 - nova moto do marido - e pudemos curtir bem a paisagem. A estrada apresenta trechos bem bonitos e demoramos cerca de 3 hs para percorrer o trajeto.
Lambari faz parte do circuito das águas (que inclui São Lourenço e Caxambu), conhecidas por suas propriedades terapêuticas e medicinais. Perto do hotel Água Virtuosas, há uma praça em que pudemos nos abastecer com diferentes tipos de água (todas gaseificadas): a gasosa (que faz bem para o intestino), a magnesiana (que faz bem para o fígado), a alcalina (que faz bem para os rins)...
Lá também é possível curtir as piscinas de águas terapêuticas, passear pelo parque das águas, tomar banho de cachoeira e fazer trilhas ecológicas (o Parque Nova Baden me pareceu uma boa opção). Acabamos não fazendo nada disso - com exceção de andar pelo parque enquanto conversávamos e comíamos um delicioso e fresco queijo mineiro - porque estava friozinho...
Em Lambari também é possível fazer ótimas refeições - a começar pelo bem-servido café da manhã do hotel, que inclui queijo e manteigas fresquinhos e canjica!
Aliás, nunca havia provado canjica salgada e adorei. Para quem ainda não teve essa oportunidade, a canjica salgada é feita com bacon, pernil e calabresa e um punhadinho de salsinha, servida na hora (é possível encontrar uma boa receita nos barezinhos locais).
Outra dica gastronômica é provar a parmegiana do restaurante Santa Pança. O prato é super bem servido e vale acompanhar com o chopp da Brahma. O sorvete da região também é muito bom!
Ah, e não, não comam lambari. Embora o peixe tenha dado nome à cidade, esse tipo de peixe é miudinho e cheio de espinhos. Experimentamos um no restaurante O Redondo e deixaríamos passar...
A última, mas não menos importante dica da viagem foi participar da Congada, ritual de origem africana (Congo) com elementos religiosos católicos (dizem que foi uma tentativa de Portugal e da igreja católica de combaterem o paganismo africano). A congada acontece em vários lugares do país em diferentes épocas do ano, mas em Jesuânia (cidade a 7 kms de Lambari), ele é realizado em Junho.
O evento é bastante parecido com as festas juninas (com atrações musicais, barraquinhas de comidas), mas também apresenta um desfile na cidade, em homenagem aos santos (Santa Efigênia, Nossa Senhora do Rosário etc). Destaque para as muitas barraquinhas de crepes e churros, sanduíches de pernil e para uma muito especial, que vendia caldos: caldo verde, creme de ervilha e feijão amigo (nosso caldinho de feijão com o torresminho picado e calabresa).
Eita viagem gorda! Agora sim´bora para a dieta!! Rsrs
Para saber mais:
Lambari
Hotel Águas Virtuosas
Tel: 35 3271-41223 ou 3271-1032
atendimento@hotelaguasvirtuosas.com.br
R Fabiano Pereira Kraus, 130
Restaurante Santa Pança
Não guardei o endereço, mas é na frente da praça das águas - é logo ali do lado!
Marcadores:
América do Sul,
Brasil,
Jesuânia,
Lambari,
Minas Gerais,
Viagem de moto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lu, que delicia hein!! Adoro suas dicas! Esse blog eh um verdadeiro guia! Bjs
ResponderExcluirOi Luka! Q bom q vc curtiu! Visite sempre! Bjk e saudades!
ResponderExcluir