terça-feira, 6 de outubro de 2009

As desventuras para voltar ao Brasil

Pessoal,

Não estava escrevendo no blog há um tempão porque após a minha estadia em Paris, havia muitos lugares em que eu não tinha uma conexão muito boa ou ilimitada....então, aos poucos, vou postar as fotos e contar para vocês um pouco dos lugares bacanas que visitei depois de Londres: Amsterdã, Zaach Sans (interior da Holanda), Reims, Bruxelas, Bruges, Roma, Toscana (Siena, San Gimignano, Montepulciano, Volterra), Andorra, Carcassone, Barcelona e Costa Brava.

Por ora, quero contar para vocês o infortúnio da minha volta via companhia Alitália, que eu não recomendo nem para o pior inimigo!

Iríamos embarcar no dia 03/10 às 6h55 pm, saindo de Barcelona e indo para Roma. De lá, teríamos uma conexão de Roma para SP/GRU às 10h00 pm, chegando ao Brasil às 5h30 am do dia 04/10, horário local.

Chegamos ao aeroporto às 14h30, porque como o vôo é internacional, gostaríamos de ter tempo suficiente de almoçar e fazer compras no free shop antes de embarcar.

Esperamos mais de 1,5 horas até que o atendimento do check-in abrisse. Por mais que houvesse pessoas da sua equipe no aeroporto e a fila já estivesse enorme, a atendente informou que não poderia iniciar os trabalhos antes! A má vontade é premissa dessa empresa!

Ficamos na fila até a nossa vez de ser atendidos, para que no momento do check-in, o Daniel, funcionário da Alitalia de Barcelona, nos informasse que o vôo de Roma para SP estava atrasado e que não embarcaríamos naquele dia!
Por que não nos informaram antes, já que estávamos na fila e como tínhamos tanta bagagem era de se prever que nosso vôo era internacional???
Todos os passageiros que tinham como destino final Roma só tinham bagagem para destino doméstico (uma mala de no máximo 20 kgs), diferente de nós e de vários outros passageiros, que de longe era possível ver que tinham muito mais bagagens.

Esperamos mais 1,5 horas, até que esse Daniel conseguisse emitir o bilhete para o dia seguinte. Ele nos informou que ficaríamos em um hotel e que o shuttle e todas as despesas estariam incluídas. O problema é que já tínhamos perdido mais da metade do dia naquele aeroporto sem comer e sem beber nada! Fora que a escolha do vôo era para que chegássemos no Brasil na parte da manhã para que pudéssemos descansar da longa e estafante viagem.

O shuttle que nos pegaria para nos levar até o hotel demorou mais de uma hora e o esse tal funcionário havia nos dito que o shuttle passava de 15 em 15 minutos. Os do hotel Renaisssance, por exemplo, realmente chegavam de 15 em 15 minutos (vimos 4 shuttles saindo do aeroporto enquanto esperámos o nosso, que nunca chegava). Só após reclamar duas vezes (saindo do ponto de ônibus e tendo que atravessar todo o saguão para ir falar com os indiferentes funcionários), é que o shuttle finalmente chegou (novamente dizendo, após 1 hora de espera).

Para piorar a situação, o shuttle era minúsculo e o motorista teve que chamar outro veículo, pois não havia espaço para todos os passageiros com suas bagagens. Isso não deveria ter sido previsto por essa companhia aérea?

Chegamos cansadíssimos no hotel, pois estávamos sem comer absolutamente nada e ficamos quase o dia todo esperando uma solução no aeroporto. Tivemos o grande inconveniente de acordar às 3h30 da manhã para podermos embarcar às 6h00 em Barcelona. Os shuttles enviados ao hotel eram pequenos e novamente tivemos que esperar que um motorista levasse parte dos passageiros e bagagens e depois retornasse para pegar os que restaram!

Chegamos ao aeroporto às 4h00 e novamente, embora houvesse atendente no local, a funcionária avisou que não poderia fazer nada até que seu supervisor chegasse. Esperamos mais de 1 hora para que fôssemos muito mal atendidos (como se fosse a nossa culpa de que a empresa atrasou o vôo).
Despachamos as bagagens e 2 horas depois, chegamos à Roma. Muitos passageiros sequer tinham a passagem de Roma a São Paulo emitida, por um problema no sistema dessa empresa! O mais bizarro é que alguns passageiros tinham esse bilhete (Roma a SP) e outros não...o sistema não deveria funcionar para todos? É possível que ele faça uma discriminação entre os passageiros?

Em Roma, mais atrasos. O vôo deveria sair às 10h00, com embarque às 9h40, mas o embarque aconteceu apenas às 10h30, sem fila organizada e com muitos passageiros reclamando, pois haviam pessoas que tinham dormido no aeroporto! (inclusive uma senhora de idade e uma mulher com criança de colo)

Após mais de 12 horas de vôo, finalmente chegamos ao Brasil. No final, mais uma surpresa: nenhuma das bagagens tinha chegado!
Mais uma vez, esperamos que todas as bagagens chegassem, para termos certeza de que as nossas (8 no total) tinham sido extraviadas. Após termos certeza do fato, tivemos que ir à área de reclamações para abrir um processo. Abrimos o processo e obtivemos um número, que segundo o funcionário, Adel, conseguiríamos rastrear nossa bagagem.

Ontem liguei mais de 3 vezes para o número informado por ele (2445-3791), que teoricamente funcionaria das 9h30 às 17h30. Ninguém atendeu!
Realmente não consigo entender como o nível de serviço pode ser tão ruim!

Hoje já liguei duas vezes e como o serviço não funciona, a técnica mudou: você liga e deixa o recado, com seu número de telefone e número do processo. Apesar de tudo, continuo com a esperança de que minhas malas cheguem à minha casa o mais rapidamente possível.

Não há dinheiro que pague o que já tinha comprado para a minha família, assim como não há dinheiro que pague uma experiência tão ruim como a que tive com a tal companhia.

Um comentário:

  1. olá! tive o mesmo problema com o extravio de bagagens, num voo de milão a guarulhos, pela alitália... você conseguiu resolver o seu problema?

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