sábado, 17 de outubro de 2009

Paris...

Paris me manque beaucoup!
Fiz um videozinho com as principais fotos...um pouco de cada lugar...



Para ver diretamente no You Tube:
http://www.youtube.com/watch?v=0c6ScJS7xdU

Os principais lugares que aparecem aí e suas respectivas dicas:

- La Défense: o Arco, todo feito em mármore, foi construído com o objetivo de ser o Arco do Triunfo do séc XX. Do alto dos seus 35 andares (que você vai via elevador panorâmico), você pode provar da alta gastronomia francesa ou simplesmente admirar uma das exposições de arte moderna que sempre tem lá.
Metrô La Défense (linha 1)

- Arco do Triunfo: construído durante o governo de Napoleão para homenagear os soldados franceses. A subida até o topo custa €10, mas eu sinceramente, prefiro a vista do La Défense ou mesmo da Galeria Lafayette (vc nem paga para ver quase a mesma coisa). Preste atenção, que lá do Arco do Triunfo (ao fundo), você consegue ter uma visão do Grande Arco, lá do La Défense. Lindo!
Metrô: Charles de Gaulle Etoile (linha 1)

- Madeleine: uma das igrejas mais bonitas de Paris e nem tão divulgada como as outras.
Metrô Madeleine (linha 8)

- Ópera: a visita guiada fica aberta só até às 16hs. É linda e vale muito a pena! Metrô Ópera (linha 7)

- Galeria Lafayette e Printemps: as maiores lojas de departamentos de Paris. Prédios clássicos, com vista linda externa e internamente.
Metrô Chaussée d´Antin Lafayette (linha 7)

- Sacre Coeur: igreja linda...e vale a pena passar o dia em Montmatre, cheias de artistas de rua. Conheça também Moulin Rouge
Metrô: Anvers (linha 2)

- Parc La Villette: tem muitos festivais noturnos lá - cinema plein air, festival de jazz e durante o dia, você pode curtir um piquenique à beira do canal Ourq ou simplesmente assistir a um cinema 3 D no Museu de Ciências
Metrô Porte de La Villette(linha 7)

- Cemitério Père Lachaise: o cemitério é enorme e inclui o túmulo de pessoas famosas tais como Jim Morrison, Edith Piaf, Oscar Wild, Proust, entre outros
Metrô Père Lachaise (linha 2)

- Quartier Marais: bairro judeu onde encontra-se o Musée Carnavalet (gratuito)e Place des Vosges (perto da casa de Victor Hugo e uma das praças preferidas dos parisienses)
Metrô Bastille (linha 5)

- Centre Georges Pompidou: centro de exposições de arte moderna. À noite é ponto de encontro de estudantes
Metrô Bastille (linha 5)

- Notre Dame: marco zero da cidade de Paris, fica na Île de la Cité. Lá perto também ficam a Saint Chapelle, o Hotel de Ville, a Conciergerie, o Palácio de Justiça
Metrô Notre Dame des Champs (mas eu sempre parava em algum ponto da linha 1 e ficava andando por lá, até chegar à Notre Dame)

- Quartier Latin: Sorbonne, Pantheon, Jardim de Luxemburgo fazem parte desse arroundissement que é local de intelectuais. À noite, curta um jam session em um dos muitos bares e delicie-se com um foundue em uma das muitas casas que tem por lá.
Lá pertinho também fica o bairro de St. Germain, que é repleto de lojinhas fofas e ruazinhas estreitas. Nesse bairro, tem o Café des Flores, que tem o meu sorvete favorito!
Metrô St Michel (é de lá que sai o free walking tour de Paris)

- Museu do Louvre: o museu é enorme e apenas 10% é mostrado ao público. Se você quiser fazer um intensivão de museus (vários museus em poucos dias), vale a pena comprar o Museum Pass (www.parismuseumpass.fr). Mas se você quiser evitar filas, entre na fila do museu pela entrada da pirâmide de vidro. E se você quiser aproveitar, faça um piquenique no Jardin des Tuilleries, que é maravilhoso.
Preste atenção: do pequeno Arco do Triunfo, você vê o Arco do Triunfo, pois eles estão alinhados. Lindo!
Metrô Louvre Rivoli (linha 1)

- Pertinho do Museu do Louvre, tem o Palácio Real e seu jardim que é lindo. Você caminha mais um pouco pelo Jardin des Tuilleries e logo vê a Place de Concordes, a Place Vêndome (onde fica o hotel Ritz e lojas caríssimas).

- Museu D´Orsay - fica dentro de uma antiga estação de trem. Gostei muito, porque o ambiente é bem melhor que a muvuca do Louvre! E as obras impressionistas dispensam comentários. Visite também a sala do teatro de sombras (bem tradicional em Paris) e a antiga sala de festas (bem clássica, ao estilo do château de Versailles)
Metrô Assemblé Nationale (linha 12)

- Les Invalides: museu onde está a tumba de Napoleão Bonaparte (não fui ver, porque não achei que valia €8). O lugar é lindo (e você pode ver gratuitamente). Lá pertinho, tem o Museu Rodin (se estiver um dia ensolarado, vale a pena ver as obras no jardim) e caminhando um pouco mais, você chega ao Grand Palais e ao Petit Palais, que sempre têm exposições de arte.
Metrô Invalides (linha 13)

- Se você ainda tiver tempo, vá conhecer o Museu de História Natural, o Jardim de Plantas e logo atrás, a Mesquita de Paris. Eu só fui no restaurante que tem lá dentro (foi cenário do filme Paris eu te amo), mas ao fundo tem a mesquita mesmo e os tradicionais banhos turcos.
Metrô Gare de Austerlitz (um dos mais antigos de Paris) linha 5

- Torre Eiffel: dispensa comentários. Vá ao final do dia, para pegar um pouco do dia e o começo da noite, quando eles acendem a luz. Se houver fila, você pode subir os dois andares à pé (eu fui e achei tranquilo), porque você vai no seu ritmo e pode tirar fotos do primeiro e do segundo andar. Desça na Place du Trocadéro, que é onde você consegue tirar as melhores fotos da Torre, inclusive fazendo montagens, como as que fiz.
Metrô Trocadéro (linha 9)

Tenha sempre o mapa das linhas de metrô com você!

Um comentário:

  1. a gente se desencontrou por poucos meses, senão íamos ser "vizinhas" do 19ème!

    ResponderExcluir