segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Paranapiacaba



Amigos,

Já faz algum tempo que não escrevo, mas os projetos que estou tocando acabam me consumindo bastante...não que eu possa reclamar...como diz Confúcio "faça o que goste e não trabalharás um dia".

Quero compartilhar com vocês que durante o Carnaval, pegamos nossa moto (nova aquisição do Cássio - uma V-Strom 1000) e fomos para Paranapiacaba, com mais alguns amigos.

Para quem não conhece, Paranapiacaba é um distrito de Santo André e era residência de muitos funcionários que trabalhavam na companhia de trem São Paulo Railway - que possibilitava o transporte de cargas e pessoas de Jundiaí (interior) à Santos (litoral) e vice-versa.



As casinhas de madeira, construídas lado a lado, as praças, os grandes galpões nos levam a uma viagem no tempo.



Segundo nosso amigo e guia turístico, a casinha localizada no topo da montanha (e que hoje abriga um museu) era do gerente geral da companhia de trem, que de tempos em tempos, olhava pela janela para fiscalizar o trabalho dos operários. Vem daí o termo "para inglês ver", em que os operários fingiam estar trabalhando, para que o patrão não ralhassem com eles.







O lugar também é ponto turístico (há até visitas guiadas) para amantes de fotografia. Com seu ar rústico, monumentos históricos e detalhes cheios de cor, as fotos ficam boas em qualquer ângulo (mas não enquadramento).



Para quem gosta de comida caseira, as opções são muitas. Basta olhar as casinhas com as placas indicando a especialidade de cada uma. Escolhemos o SPR Sopas, Petiscos e Refeições (Avenida Antônio Olyntho, 481, 4439-0276), que funciona numa casa geminada de 1897. O Cássio comeu prato feito (arroz, feijão, salada e contra filé grelhado - R$ 17) e eu, escondidinho (carne seca com purê de mandioca, acompanhado por arroz e feijão). O ambiente é bem caseiro e a comida também...embora não seja "a comida", apresenta um bom custo-benefício.



Mais informações:
Dez motivos para passar o dia em Paranapiacaba
Site Paranapiacaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário