quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Um pouco daqui e de lá



Ontem fui celebrar meu aniversário de casamento no D.O.M. Lugar lindo nos Jardins, com pé direito alto (projeto de Ruy Ohtake), mesas bem dispostas e atendimento impecável.

Logo no bar encontramos Roberto Setúbal com sua esposa e mais um casal de amigos...comecei a noite com um Cosmopolitan (levíssimo e saboroso no ponto) e o Cássio com um suco de tomate (apimentado, mas delicioso) e depois experimentamos o couvert.

Pães dos mais variados (com ervas finas, massa leve com provolone, grissinis), manteiga francesa com alecrim e sal grosso, coalhada com alecrim e azeite e um patê de alho com alho caramelizado.

Na dúvida do que comer, resolvemos experimentar o D.O.M Gustação, que é um menu confiança. Ou seja, salvo restrições alimentares do cliente, os pratos são surpresa do chef Alex Atala (muito simpático e que cumprimenta as mesas durante o jantar).


Para começar, um prato feito com uma grande e finíssima fatia de pupunha, lascas de pêra verde com hidiki (aquela alga japonesa pequena, que usamos para fazer harussame) e vieira (molusco) com uma outra especiaria.


Depois, ostra empanada com brioche, ovas de salmão e sagú de tapioca.


Para iniciar os pratos quentes, araia com espuma de amendoim, acompanhada de mandioquinha sauté e brócolis.


Em seguida, creme de funghi, com arroz selvagem tostado e molho de carne.
Ainda comemos vitela de carré com canjiquinha!

Para finalizar, queijo minas com gruyère e purê de batata (é lindo ver a acrobacia que o garçom faz para te servir, enrolando o queijo em duas colheres).



Ainda guardamos um espaço para a sobremesa: cogumelo selvagem folheado a ouro, ravióli de gelatina com banana ouro e pudim de leite, tudo servido com caramelo de priprioca.


Como era nosso aniversário de casamento, a casa ainda fez a gentileza de fazer um bolo especial para a ocasião!

O D.O.M, Deo Optimo Maximo, que significa "Deus é ótimo e máximo" é um restaurante de comida variada, que traz pratos bastante diferentes sempre com um toque brasileiro (seja na apresentação dos pratos, seja na presença de ingredientes como tapioca, priprioca, queijo minas).

O reconhecimento - inúmeros prêmios no Brasil e único restaurante sul americano a figurar entre os 50 melhores do mundo (24a. colocação) pela prestigiada revista londrina Restaurant - é mais do que merecido.

Preciso confessar que já estou com vontade de ir de novo!

D.O.M
www.domrestaurante.com.br
R. Barão de Capanema, 549 - Jardins

2 comentários:

  1. Olá,

    Achei seu blog muito bacana.

    Vim aqui por que vi que vc foi para os mesmos lugares de onde acabei de chegar - holanda, brugge,brussels...

    Eu viajo com meu blog há muito tempo, desde 2004 qdo decidi contar minhas viagens,

    me visite quando puder :
    http://garotinharuiva.wordpress.com

    bjao!

    LuRussa

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, muito obrigada pela visita! Estou louca para fazer esta viagem novamente! Bjão

    ResponderExcluir