segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cuba - especial JN



Recentemente o Jornal Nacional publicou uma série de vídeos sobre Cuba, contando sobre as dificuldades de abastecimento da população (alguns poucos sortudos compram alimentos e outros itens de necessidade básica nos EUA e levam para o país); a especulação imobiliária (agora que o governo autorizou a venda das casas - antes consideradas propriedades do Estado) e a censura.

Quando estivemos lá, em Maio, sentimos de perto algumas dessas questões: quando perguntávamos sobre o governo, as pessoas diziam que não gostavam de política, ou não queriam se pronunciar. Algumas arriscavam a dizer que era difícil viver lá porque não se sentiam livres para pensar.

Em Trinidad(cidade histórica, que em alguns momentos lembrava Paraty), a dona da casa onde nos hospedamos me disse que o salário do seu marido (que trabalhava para o governo como técnico de informática), era de aproximadamente USD 25. Esse era o valor que pagávamos pela diária por casal na casa dela. Para vocês terem uma idéia, ficávamos no andar superior da casa, com sala, banheiro privativo e quarto com ar condicionado!

A refeição completa, com arroz, camarão, salada e suco nos custava USD 10. E a coisa mais cara lá era o refrigerante: uma Coca-Cola custava USD 3,50.

Quando levamos alguns presentinhos, tais como sabonetes e shampoos, as mulheres ficavam enlouquecidas. Esses são artigos de luxo lá!

Apesar disso, como a situação é praticamente igual para todos (salvo alguns funcionários do governo, embaixadas ou expatriados de grandes empresas), as pessoas parecem ser muito solidárias (um vizinho ajuda o outro quando precisa de alguma coisa para cozinhar, por exemplo).

Confiram os vídeos do JN:
Cuba no JN

E vejam os posts que publiquei anteriormente...
Posts anteriores sobtre Cuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário