quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O começo do fim

Um ruído de comunicação marcou o início do fim do símbolo da Guerra Fria: o muro de Berlim.

Há 20 anos, diante da pressão da população, o governo da República Democrática Oriental (comunista) resolveu anunciar a nova legislação que permitiria viagens dos alemães para o lado ocidental.

Na coletiva de imprensa o porta-voz Günter Schabowski anunciou a permissão das visitas ao ocidente. Mas, quando indagado sobre "quando" a nova lei entrava em vigor, Günter titubeou e disse "agora mesmo". E foi assim, que imediatamente, os berlinenses orientais e ocidentais tomaram as ruas da cidade. Alguns exibiam os passaportes e cruzavam a fronteira. Outros, levavam martelos e marretas para derrubar fisicamente o muro.

Para vocês terem uma idéia, o muro era constituído de duas partes: a primeira, com o "topo" arrendondado, inibia que as pessoas tentassem escalá-lo, pois não havia apoio para subir. Se mesmo assim o sujeito conseguisse subir, havia uma vala e um outro muro, que era construído da mesma forma. Se o sujeito passasse pelo segundo muro, ele encontrava soldados nazistas que logo o executavam. Calculam-se que cerca de 136 pessoas morreram na tentativa. Há uma história de um homem que conseguiu fugir com a família em um balão e outro, que tentou se esconder em uma caixa para que um alemão o levasse como se fosse uma mercadoria. Não escapou.

A UOL publicou um especial sobre esse período tão importante na nossa história.
Saiba mais

Fiz um vídeo com as principais fotos de lá. Espero que curtam!


Ver no You Tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário