sábado, 27 de agosto de 2011

Ramadã



Quando fui `a Turquia, tive o privilégio de presenciar o Ramadã, que é conhecido como o período de privação a que todo muçulmano se submete no nono mês do calendário islâmico. Durante o Ramadã, o muçulmano não pode beber, fumar, ter relações sexuais e deve ficar em jejum desde o amanhecer (aproximadamente 4hs da manhã) até o pôr-do-sol (20h00).

Tenho alguns amigos que são muçulmanos (na verdade eu nem sabia que eles eram) e que me disseram que o jejum é considerado uma forma de purificação e de aprendizagem de seu auto-controle. Há uma amiga que é muçulmana (não tão ortodoxa) e que não utiliza nem a burca e nem faz o jejum. Mas me disse que sempre que ouve o chamado da mesquita (5 vezes por dia), faz uma oração (não utiliza o tapete ou reza em direção à Meca).

O interessante do Ramadã é que ao anoitecer as famílias se reunem para fazer piqueniques (em frente ao Blue Mosque - em Istambul) e há festas todos os dias na cidade (em Istambul especialmente), com danças, quiosques com comidinhas e muita gente na rua.

Bem-vindo, Ramadã




Feirinha na frente ao Blue Mosque


Eu fazendo arte na feirinha do Ramadã - marmorização em papel







Também nesse período, todas as madrugadas (por volta das 3hs da manhã), as mesquitas fazem um chamado para acordar as pessoas e celebrar o novo dia.

Abaixo um trecho do que é dito pelas mesquitas e que me acordou quase todas as noites na primeira semana de viagem:

Allah Akbar
Ashadu an lailaha illallah
Ashadu anna Muhammad ar-rasul Allah
Hayya alassalaah
Hayya alassalaah
Allah Akbar
Laa ilaha illallah

Alcorão


Deus é grandioso
Eu anuncio que não há Deus senão Alá
Eu anuncio que Maomé
é o mensageiro de Deus
Venha orar
Venha para o sucesso
Deus é grandioso
Não há Deus senão Alá

Obs: a viagem para um país como a Turquia é especialmente interessante pelo som que ouvimos 5 vezes ao dia - o chamado para oração que vem das mesquitas. Istambul possui 3.000 delas e é impossível não ouvir, de qualquer canto da cidade, essa oração.

Obs 2: toda 6a. feira é dia de uma oração especial. Fui ao Graan Bazar em um desses dias e foi interessante ver todos os comerciantes fecharem suas lojinhas, pegarem seus tapetes e fazerem uma oração em conjunto.

2 comentários:

  1. Oi Lu... adorei seu blog. Vou pra Istambul na época do Ramadã... e achei muito interessante as dicas que passou... mas queria saber se durante o dia tudo funciona normalmente para os turistas... restaurantes, pontos turísticos...vou ficar lá 4 dias.. se tiver mais alguma coisa que ache essencial a visita eu agradeço...
    até mais..
    Déa

    ResponderExcluir