sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Para relaxar - Hamam (banho turco)



Um dos programas mais tradicionais e certamente o mais relaxante, é ir a um hamam (banho turco).
Fui com a Anita (querida amiga e razão da minha viagem à Turquia) e várias outras amigas (Thata, Debby, Camis, Mari, Mirian...) para o Çemberlitas, um hamam super tradicional, construído em torno de 1584 a pedido da Nurbanu Sultan, esposa do sultão Selim II e mãe do sultão Murat III.

Os banhos femininos e masculinos são separados, mas pelos informantes (amigos que também foram), a estrutura do lugar é bastante semelhante.

Logo na entrada do lugar você decide que tipo de ritual irá querer - self service (ficar apenas na sauna e jacuzzi), scrub (a famosa esfoliação), massagem com óleos aromáticos, reflexologia etc...como já estava lá, escolhi fazer o mais completo - sauna + jacuzzi + esfoliação + massagem com óleo (valor desta opção é TL 107 e com desconto negociado pela Ani, TL 97).

O ritual dura em torno de 3 horas e é beeem relaxante. O primeiro passo após a entrada é ficar apenas de toalha (fui de biquíni, mas se você esquecer, eles cedem calcinhas - aliás, calçolas - descartáveis). Feita a troca, você vai para o primeiro ambiente, constituído por uma grande mármore redonda e quente, cujo teto também de mármore é todo perfurado e permite a entrada de luz.

Após uns 20 minutos (suficientes para os seus poros dilatarem), uma turca (bem diferentes das fotos) começa a sessão de esfoliação. Elas utilizam uma espécie de toalha com um sabonete - que vira espuma (todos exclusivos para cada pessoa) e após esfregarem o seu corpo todo, você vai a uma outra sala onde ela joga água fria e lava seus cabelos.







Depois desse momento, fui curtir a jacuzzi (ou ofurô) com as meninas, onde ficamos conversando por um tempo, até que uma outra senhora me chamou para fazer a massagem. Essa foi a melhor parte! E depois de praticamente dormir com uma massagem super relaxante, saí e tomei um suco de laranja na sala anexa ao hamam (dica da Debby).

Para vocês terem uma ideia, após esse longo ritual, voltei direto para o hotel (me senti muito besuntada e relaxada para sair pela cidade)...tomei um banho e resolvi tirar um cochilo antes do almoço...mas o sono estava tão bom que dormi por cerca de 2 horas e só acordei no meio da tarde. Isso porque tinha que me arrumar para a festa de casamento! (lógico que fui com a carinha bem descansada e pude curtir super bem a balada)

Em tempo: o ritual dos meninos é da mesma forma que a das meninas (pode incluir a massagem, scrub etc - mas quem faz não são mulheres e sim homens).



Mais informações:
Çemberlitaş Hamamı
Vezirhan Cad. No: 8,
34440 Çemberlitaş

2 comentários:

  1. Adorei Lu!!!
    Deu muita vontade de viajar para Turquia!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Beth, a Turquia é linda! Eu voltaria sempre. É daqueles lugares que têm história, povo acolhedor, temperos diferentes. Uma experiência sensorial e tanto! Bjks

    ResponderExcluir