terça-feira, 17 de maio de 2011

Cayo Largo del Sur



Esse frio em São Paulo me faz sentir saudades de Cuba, mais especificamente, Cayo Largo del Sur (olha só que paraíso).

Cayo Largo del Sur é a segunda maior ilha de Cuba (38km2), situada entre o golfo de Batabanó e o mar do caribe, ocupada apenas por complexos turísticos (nunca houve moradia permanente por parte dos cubanos). A maioria dos turistas são italianos e canadenses (especialmente de Quebec, por ter vôo direto) e muitos deles gostam de andar pelados (há uma pequena praia de naturalismo, mas eles se sentem desinibidos e caminham por todas as outras).

Fora os velhinhos pelados (que não incomodam ninguém), as praias são paradisíacas, com águas que vão do azul clarinho ao turquesa. Vimos muitas estrelas do mar, alguns peixes diferentes (como a água é transparente, os peixes que vão para o raso tendem a ser branquinhos) e em passeio de catamarã, pudemos visitar um cayo (ilhota) de iguanas e piscinas naturais (bancos de areia lindos).



Como chegar
De Havana, o único meio possível é aéreo. Mas não se espante: os aviões são pequenos e muitas vezes improvisados - o que voltamos era um de carga transformado em um de turismo: quase não havia janelas, não tinha ar-condicionado e a entrada/saída era pela parte traseira da aeronave.



O transporte até as praias (geralmente os hotéis ficam na Praia Branca ou extensão dela) pode ser feito de três formas: trenzinho (um trator improvisado com muitos vagões para turistas) - que é gratuito e passa em horários pré-determinados em cada um dos hotéis; scooter (a USD 20/dia) ou jipe (USD 75/dia).

Como a melhor praia fica a alguns km de lá, alugamos a scooter (chinesa e totalmente detonada) quase todos os dias - e assim tivemos autonomia de ir e vir quando bem entendêssemos.

Melhor praia
A praia mais bacana é a Sirena, com areia branquinha e mar super calmo e transparente. Ela fica a oeste da praia Paraíso (última parada do trenzinho). Lá pudemos ver estrelas do mar e vários tipos de peixes. Em um canto da praia há sempre um grande grupo de gaivotas que estão bem acostumadas a ganhar pão. Jogue algumas milhagas para o alto e você se surpreenderá: elas pegam e esperam mais.

Há também um restaurante bem gostoso (o buffet de salada + frutas sai a USD 6 e com carne/frango USD 20) lá pertinho, com a atração de nadar com os golfinhos (não nadei porque achei o lugar muito pequeno e me senti meio mal de estimular esse tipo de ação).





Estrela do mar na praia Sirena

Onde ficar

Nessa parte da viagem não pudemos ficar em casa de família (porque não há)...e todos os hotéis são do tipo all inclusive. Ficamos no mais simples deles, o Coral. Por cerca de USD 50 (diária/pessoa), você tem direito não apenas a café da manhã, como almoço, jantar, snacks (cachorro quente, pizza e batata frita no meio da tarde ou final da manhã), além de bebidas alcóolicas (daiquiri foi a minha opção de todos os dias).

À noite, aproveite para curtir o céu estrelado. Como não há muita iluminação na cidade, é possível ver muitas estrelas (acho que vi mais nessa praia do que no Atacama).

Villa Coral/Villa Soledad - Tel: 34 81 11 (pagamos USD 50/pessoa/dia, com tudo incluído - inclusive bebidas na praia Sirena)
Sol Pelicano (conhecemos um casal de canadenses que têm ido neste hotel com bastante frequência) - Tel: 24-82-33
Sol Cayo Largo (da rede Meliá) - Tel: 24-82-60
Barceló (o mais lindo e mais top de todos) - Tel: 24-80-80





Passeio de catamarã
Vale muito a pena fazer o tour de catamarã (dia todo por USD 73/pessoa, incluindo almoço com lagosta). A primeira parada é o Cayo Iguanas, com vários desses animais e um outro - que parecia uma capivara (veja fotos abaixo).







A parada seguinte é em uma área de recifes. Lá você pode fazer snorkeling e ver muitos peixes e crustáceos (vimos um caranguejo vermelho enorme). O mais bacana de tudo é que o mar é super calmo e o barco fica ancorado em um lugar super favorável à corrente (assim, na ida você nada com a maré e na volta, você simplesmente flutua).

A terceira e quarta paradas são em piscinas naturais (Cayo Rosario e Cayo Rico), grandes bancos de areia branquinha e mar bem calmo.




Mais informações:
Cubatur Tel: 24-82-58

Um comentário:

  1. Por favor, Luciana, você pode me dizer como conseguiu reservar no Villa Coral? Não encontro de jeito nenhum um link pra fazer as reservas! Obrigada!

    ResponderExcluir