Mochila nas costas e espírito de aventura. Foi assim que a publicitária com alma de jornalista resolveu ampliar sua bagagem cultural.
domingo, 29 de maio de 2011
Dicas rápidas de Santiago
Hoje encontrei o Marcelo, primo do Cá e ele irá para Santiago nos próximos dias...pensei que tivesse escrito algumas dicas básicas de lá, mas não..então aí vão algumas.
Marcelo, espero que as dicas sejam úteis. E vou te colocar em contato com a Astrid (chilena que agita algumas baladas ou como eles dizem lá, 'carretes' - veja acima).
Bjs
Lu
Bebidas
O carmenere é o vinho típico da região. Assim como a França registrou a 'marca' champagne para as uvas daquela região, os chilenos fizeram o mesmo para esse tipo de uva. Segundo a história, embora a uva seja de origem francesa, uma praga a devastou e hoje, ela só cresce no Chile (devido às condições de solo e clima).
Pisco sour- há uma disputa entre Peru e Chile sobre quem é que inventou o pisco, que é uma bebida de alto teor alcóolico feito à base de uva. O pisco sour é o pisco acrescido de limão e claras de ovos. No Chile, há várias opções já prontas (se tiver tempo, visite a fábrica da Ruta Norte, que é divertida e te mostra o processo de fabricação do pisco). O plus é que você ganha um diploma de piscólogo: expert na arte do pisco!
Comidas
Prove a centolla, caranguejo vermelho gigante (king crab) no Mercado Central (menor, mas parecido com o nosso Mercado Municipal). Lá eles preparam a versão com salada ou grelhada.
Para pesticar, prove as empanadas chilenas - em qualquer boteco você encontrará - quase sempre com recheio de carne molhadinho e bem temperado. O pastel de choclo também é bem típico: torta de milho com carne ou frango, azeitona, ovo, cebola e uva passa...é bem gostosa, mas a massa é um pouco adocicada.
E a humita é a nossa pamonha, mas em vez de doce, é salgada - não faz o meu tipo.
Minha hostmother costumava fazer um ceviche com almejas (vöngoles) enlatados - vendidos em todos os supermercados. A receita é simples: acrescente limão, sal, cebola e salsichas picadas e voilà!
Outra comida que ela cozinhava e que era especialidade era a cazuela - sopa feita com carne moída, vários legumes e arroz - nossa canja à moda chilena!
Atrações
Vinícola Concha y Toro - além de conhecer e provar vinhos produzidos lá, é bacana desfrutar o lugar - com uma casa linda e bem conservada, seus jardins, as videiras e as adegas. Reserve sua visita com antecedência.
Concha y Toro
Endereço - R Virginia Subercaseaux, 210 - Pirque
Tel: 476-5269
Cerro San Cristóbal- pegue o funicular e desfrute da linda paisagem da cidade (é um mirante e tanto). Lá em cima, você pode provar o mote com huesillos (um tipo de chá com pedaços de pêssego e grãos de trigo cozidos, bebida bem típica da região). Em dias de verão, alguns santiaguenses pagam uma taxa para utilizar a piscina, que fica no meio do cerro.
Centro - os centros das cidades são sempre clássicos, com construções antigas (e no Chile, bem conservadas). Lá há o La Moneda (palácio do governo). O Mercado Central é ali do lado.
Cerro de Santa Luzia-outro mirante lindo, com uma feirinha de artesanato embaixo (lá você pode comprar alguma peça com lápis lázuli, uma pedra semi-preciosa azul escura e opaca que só é encontrada lá e no Afeganistão.
Viagens - se quiser viajar em Santiago, faça cotação na Viaje Falabella - quando fui para o Atacama, a passagem da LAN comprada lá foi mais barata do que indo diretamente à loja da LAN Chile.
Se tiver um tempinho, vale a pena conhecer Valparaíso (carinhosamente chamado de Valpo) e Viña del Mar (a praia dos santiaguenses).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário