quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mais uma história - Paladar/Cuba

Esta semana fui jantar com algumas amigas queridas e a Pri, que já foi para Cuba, me contou uma curiosidade interessante: Paladar, que significa restaurante particular (não pertencente ao governo) surgiu como referência ao nome do restaurante da personagem Raquel (interpretada por Regina Duarte) na novela Vale Tudo!


Raquel era uma mulher de origem humilde, mas que no decorrer da novela, abre um restaurante que é o maior sucesso. Diga-se de passagem que todos os cubanos que conheci comentavam duas coisas: 1) adoram novela brasileira 2) o time de baseball brasileiro só tem japonês!

Mas voltando ao assunto Paladar, esse tipo de restaurante privado (gerido por famílias cubanas) foi legalizado em 1995 (com o Período Especial e incentivo ao turismo), como alternativa para aumentarem sua renda e ampliar horizontes. Fomos em vários deles (o atendimento é muito melhor do que em restaurantes - todos de propriedade do governo) e a comida geralmente é melhor. As regras para que o Paladar não seja considerado restaurante (e aí, propriedade do governo são): o estabelecimento pode comportar até 12 lugares e lá não se pode servir lagostas ou carne de boi (na prática não é bem assim). O valor médio de uma refeição varia de CUC (USD) 8 a 12.

Durante nossa viagem, fomos ao La Guarida, considerado por muitos, o melhor Paladar de Cuba (já recebeu ótimas críticas de vários veículos estrangeiros, do The Guardian ao El País, bem como visitas de várias celebridades - de Steven Spielberg, Jack Nicholson à rainha Sofia, da Espanha).
La Guarida está localizado no Centro de Havana, em uma mansão antiga. É preciso reservar antes de chegar (a primeira vez que fomos não tinha lugar disponível).



Comi um peixe delicioso temperado com vinho branco e ervas finas, acompanhado de moros y cristianos (arroz e feijão preto - o nosso baião de dois), mandioca frita. De entrada, caviar de berinjela com torradas e gaspacho de melancia (uma delícia). Para beber, o meu favorito: daiquiri (parece um frozen de limão). O preço é bem razoável para quem mora em São Paulo. Gastamos cerca de R$ 60/pessoa, considerando que fizemos um super banquete, com pratos de entrada, salada, prato principal (não conseguimos comer sobremesa).



La Guarida
reservas@laguarida.com
Tel: 866 9047
End: Concordia no 418 (esquina com Gervasio e Escobar)
Havana - Centro

Um comentário:

  1. A Pri fez um comentário de uma história que eu tinha me esquecido: La Guarida foi cenário do filme `Fresa y Chocolate´...
    Segundo a própria Pri, `O La Guarida é onde David visita Diego, no filme Fresa y Chocolate. Escadaria cinematográfica inesquecível.´

    ResponderExcluir