quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vale de Loire

Como eu tinha prometido, aí vão algumas fotos do Vale de Loire.

O primeiro castelo que visitei foi o Chenonceau, de Henrique II. O castelo possui dois jardins lindos, um oposto ao outro. Isso porque ele foi presente do rei Henrique II para sua amante, Diana de Poitiers. Logo após a morte do rei (bizarro - durante uma montaria com seus soldados, foi morto acidentalmente), a esposa Catherine de Médici retomou o castelo e fez um jardim tão ou mais bonito que o da amante de seu marido!



Jardim idealizado por Diana de Poitiers

Jardim idealizado por Catherine de Médici


O segundo castelo é o de Cheverny. Essa região, assim como a de Champagne, patenteou para que somente vinhos dessa região, que tem uma característica particular de solo, umidade e temperatura, possam ser chamados de Cheverny.
O castelo ainda é habitado por descendentes da realeza francesa e é nessa região que se passa a história de Tim Tim (que é belga e não francês).





O último château é o de Chambord. É o maior castelo do Vale de Loire. Exótico, tem mais de 200 chaminés e embora o pé direito do castelo seja alto, as portas dos quartos são baixinhas...



O desenho da escada, em formato helicoidal, é atribuído à Leonardo da Vinci, mas não se sabe se é verdade ou não..quando duas pessoas entram em lados opostos, elas podem se ver, mas nunca se encontrarão).



Para quem tiver interesse,fiz o passeio via France Turisme (www.franceturisme.fr). Se o passeio for de ida e volta no mesmo dia, o valor é de € 105, sem almoço ou traslado.

Há opções de passeios em mais dias, com hospedagens nos châteaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário